segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Gasparetto Peças é o mais novo cliente da Focco



Na sexta-feira, 24, a Focco Sistemas de Gestão formalizou mais um novo fechamento de negócios. O novo cliente, Comercial de Eletro Veículos Gasparetto Ltda., do segmento de Distribuidoras, esteve na empresa para conhecer as instalações, oportunidade em que fechou o pedido.

Localizada na cidade de Chapecó (SC), o cliente Gasparetto Peças é mais uma ação conjunta da Focco, por meio da sua Coordenação de Canais e Otimiza Consultoria.

Por meio do seu Gerente Geral, Maurício Gasparetto, o novo cliente adquire o ERP Focco3i - Modular I, mais 11módulos para 20 usuários; o F3i Operadores para 13 usuários; e o Gerador de Informações F3i Gi.
A expectativa para o início do desenvolvimento do projeto dos trabalhos na Gasparetto Peças é para início de novembro.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Centro de Capacitação Focco completa um ano

O Centro de Capacitação da Focco Sistemas de Gestão completa nesta quinta-feira, 22, seu primeiro ano em atividade. O Centro surgiu com o objetivo de qualificar a equipe interna de Desenvolvedor Oracle da Focco, devido a carência de profissionais no mercado de desenvolvimento de software.

Desde que iniciou as atividades, o Centro de Capacitação já concluiu três turmas de desenvolvedores, capacitando 40 profissionais, todos integrados à equipe de funcionários da Focco. A última turma encerrou os treinamentos sexta-feira, 17, e já atua junto ao grupo de Desenvolvimento e Customização da empresa.

Os treinamentos, que chegam a receber 200 inscrições, são ministrados pelo desenvolvedor Samuel Pescador Andreazza, que explica o processo de seleção dos participantes: “Selecionamos os currículos que melhor se ajustam as vagas e elaboramos uma prova técnica que abrange informações de inglês técnico, noções de regras de negócio de sistemas ERP, algoritmo e lógica de programação”. A seleção ainda conta com entrevista psicológica e um treinamento específico durante uma semana para selecionar os finalistas, esses que passam a ser remunerados pela empresa ainda durante o treinamento.

Novos projetos já estão previstos para o Centro de Capacitação Focco. Cursos, qualificações, outros treinamentos e a formatação de uma Universidade estão entre os planos dos gestores da empresa.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lustro: Móvel Artesanal com tecnologia da Focco


Cliente desde março deste ano, a empresa Móveis Lustro recebeu esta semana o evento Fórum de Abertura, promovido pela Focco. O evento visa marcar o início das atividades para a implementação do ERP Focco3i (Modular I + cinco módulos para sete usuários).

A Lustro - A Móveis Lustro surgiu em 1976, da sociedade de cinco irmãos. Começaram com a fabricação dos móveis e venda a lojistas de todas as regiões do país. Com o tempo, decidiram abrir uma loja própria, em Gramado, na mesma época em que artista Elizabeth Rosenfeld – criadora do Kikito – lançava o estilo móvel de Gramado.Hoje, a Móveis Lustro conta a fábrica em Gramado, mais duas lojas na cidade, sendo uma delas focada em decoração, e as outras em Porto Alegre e Tramandaí.

“Hoje, o cliente ainda vem a Gramado em busca daquele móvel tradicional, do qual a cidade tornou-se referência. A Lustro diversificou sua produção, pois apresenta modelos mais atuais, que acompanham as tendências do mercado, sem perder a essência do móvel artesanal, característica do nosso produto”, explica o Gerente Comercial da Lustro, João Luiz Manéa.

O evento – O Fórum de Abertura apresentou para a equipe funcional da Lustro qual a metodologia de implantação do projeto e, após, do ERP Focco3i. O projeto tem como Gerente, Jocimar Zortéa, e como consultores, Patric Prigol e Tiago da Rosa. Na apresentação do roteiro para desenvolvimento do projeto, Patric destacou os três pontos chaves do sistema da Focco, no envio das informações: “Segurança, tecnologia e confiabilidade”. A previsão é para que, em maio de 2009, o sistema já esteja operando na empresa.

Como resultado, João Luiz Manéa destaca: “O nosso principal desejo é, com as informações fornecidas com o Focco3i, conseguir aumentar a produtividade. Conseguir fazer aquele móvel que fazemos, deixando abertura para a criação de novidades”. Até o final do ano a Lustro projeta um aumento de 20% no faturamento. “Com a Focco, num médio prazo, prevemos dobrar a receita de hoje”, finaliza Manéa.

Naves Móveis é cliente da Focco

Com a atuação do Coordenador de Canais da Focco, Robson Rizzotto, e do Diretor da Otimiza, Alceu Viegas Pires Machado, foi realizada visita comercial à empresa Naves Móveis, de Taboão da Serra (SP). A visita resultou no pedido de aquisição do ERP Focco3i, reforçando o crescimento da empresa em território nacional.

A visita a Naves Móveis teve enfoque na negociação para aquisição de cinco novas licenças ERP Focco3i - Modular III, e implantação da área industrial como fase 1 do projeto. Segundo Robson Rizzotto, “com os investimentos que a Naves vem realizando, a administração da empresa projeta um crescimento importante na sua operação e, consequentemente no seu faturamento”. O novo cliente da Focco desenvolve projetos e construção de móveis para escritórios. Dentre seus clientes, atende os bancos Santander, ABN, Banco do Brasil, além de outros.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Focco participa de evento internacional

Os colegas José Eduardo Tcharduk, Rudinei Pagliarin e Rafael do Livramento Silveira, participaram do XVIII Congresso Internacional do Genexus, realizado de 22 a 24 de setembro, em Montevideo, no Uruguai.

O evento gratuito, contou com a participação de aproximadamente 3.500 pessoas, vindas de 30 países. Nos três dias do Congresso, ocorreram mais de 100 sessões que apresentavam palestras, painéis e laboratórios. Empresas como Microsoft, Oracle, IBM e HP estavam presentes no evento promovido pela Artech, empresa fabricante da ferramenta Genexus, utilizada pelo desenvolvimento Focco.

A fim de conhecer as novas funcionalidades e produtos da Artech (GenexusX, GXPortal, GXFlow e GXPlorer), os representantes da Focco envolveram-se com sessões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e ferramentas; palestras sobre produtos e tendências de mercado, além de palestras técnicas e cases, dentro das áreas de atuação de cada um.

Para José Tcharduk, que pela terceira vez participa do evento, “é importante a participação da Focco, pois assim observamos que estamos alinhados com as tendências tecnológicas e de mercado, com empresas de diversos países. Foi possível ver a força e reconhecimento que a marca Artech tem no mercado mundial.

Vitamed é mais um cliente Focco a aderir a NF-e

Nesta quinta-feira, 9, o Laboratório Farmacêutico Vitamed, cliente da Focco desde julho de 2004, veio ser mais um parceiro a aderir a solução de Nota Fiscal Eletrônica.

Assim como a Casa Valduga, a Vitamed também disponibilizará seus dados eletronicamente para a SEFAZ. Com a solução da Focco, já em dezembro a empresa passa a utilizar o sistema de NF-e. Conforme seu diretor, senhor Guilherme Cassina, o novo procedimento de envio eletrônico das notas fiscais estabelecido pela Secretaria da Fazenda, “nos deixa um pouco apreensivos com sua validação, pois as mudanças sempre implicam em um pouco de receio”.

“Os clientes Focco evitam custos adicionais de desenvolvimento para integração com soluções de terceiros, além de contratos mensais de manutenção com outros fornecedores, pois a NF-e está integrada ao ERP Focco3i, o que garante segurança e confiabilidade aos clientes”, assegura o Diretor Financeiro da Focco, Joel Caetano Polesello.
A Focco comercializa o software de NF-e para empresas que já pertencem à sua carta de clientes e para o mercado carente nesta solução.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dell Anno na Caixa-Forte

A Dell Anno é tema no Jornal Pioneiro desta quarta-feira, 8, na Coluna Caixa-Forte. Cliente desde 23 de junho de 1998, quando adquiriu o Z’Foccus com 30 usuários, a Dell Anno utiliza hoje o Focco3i e dispõe de cerca de 100 usuários, com previsão de novos upgrades para as próximas semanas.

As marcas Dell Anno e Favorita pertencem ao Grupo Única, tendo os mesmos administradores da empresa Telasul.

Preparando equipes

A fabricante de móveis Dell Anno está investindo na qualificação dos gerentes e proprietários da rede de 300 lojas autorizadas no país. Para isso, entra em cena a Universidade Dell Anno, que desenvolveu um curso voltado ao setor moveleiro com foco na gestão de pessoas.

O objetivo é disseminar entre os executivos dos pontos de venda o conhecimento sobre como identificar talentos, contratar, treinar e diferenciar uma equipe de vendas.

- O mercado de móveis requer profissionais qualificados para prestar assessoria ao cliente na composição do ambiente, desde a concepção do projeto até a decoração – ressalta Marcelo Rossi, gerente de treinamentos da Dell Anno.

Não há dúvidas que o atendimento é o grande diferencial competitivo.

Casa Valduga inclui NF-e pelo ERP da Focco

A Focco Sistemas de Gestão disponibiliza mais um recurso à sua carta de cerca de 180 empresas clientes. Os clientes da Focco podem adquirir uma solução automatizada das Notas Fiscais para seu ERP Focco3i. A disponibilização de um novo produto permitirá realizar o gerenciamento do envio eletrônico das notas fiscais à Secretária da Fazenda (SEFAZ). Nesta semana, dia 6, a vinícola de Bento Gonçalves, Casa Valduga oficializou o primeiro pedido pelo novo software da Focco.

O processo de envio de notas fiscais se dá a partir da requisição de processamento deste documento no sistema ERP. O novo produto se encarrega de fazer todo o gerenciamento dos arquivos enviados e recebidos da SEFAZ. Após a autorização por parte do fisco, o sistema permite enviar para a impressora os devidos DANFEs, em substituição as atuais notas fiscais, tais documentos também podem ser enviados aos clientes por meio de um arquivo PDF.

Cerca de 4.800 empresas contribuintes já utilizam nota fiscal eletrônica no Brasil desde abril deste ano. A partir de janeiro de 2009, serão mais 45.000, dentre estas, o segmento de bebidas. Gradualmente, outras empresas serão incluídas no SPED, obrigatoriamente.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Focco participa de evento para o moveleiro

Na última sexta-feira, 3, ocorreu no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o XVIII Congresso da Movergs – Associação das Indústrias Moveleiras do Rio Grande do Sul. Na sua programação, o evento reuniu nomes como Waldez Ludwig e Amyr Klink, além de apresentar as tendências no setor moveleiro, relatório setorial e o Case da Sayerlack. Por meio de integrantes da Equipe Comercial e de Marketing, a Focco Sistemas de Gestão esteve presente no evento, garantindo sua constante atualização no segmento em que é referência.

No decorrer dos seus 18 anos de atividade no desenvolvimento de software, a Focco reuniu, dentre seus clientes, empresas como Dellanno, SCA, Bentec, Favorita, conquistando posição de destaque como solução em ERP para o segmento moveleiro. Hoje, é considerada uma das maiores empresas no Estado, sendo que já expande sua atuação para outros nove estados brasileiros, por meio de uma Coordenação de Canais.

Presença da Focco na Mercopar está garantida


A Focco Sistemas de Gestão é presença confirmada na Mercopar 2008. A feira do segmento industrial terá sua 17ª edição realizada de 28 a 31 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Considerada a maior feira de subcontratação e inovação industrial da América Latina, a Mercopar recebe indústrias de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, plásticos, metalmecânico e serviços industrial. Este é o segundo ano consecutivo que a Focco participa do evento anual. A decisão de manter a feira em seu calendário permite à empresa uma proximidade ainda maior entre Focco e seus clientes do segmento, além de gerar inúmeros novos contatos e oportunidades de negócios.

“Participar de um evento do porte da Mercopar, nos possibilita estar atentos as novidades do mercado e poder inovar em produtos e serviços, mantendo-nos atualizados para melhor atender os clientes. Com seu ERP Focco3i, a Focco destaca-se como uma das principais soluções para o segmento metalmecânico, atendendo grandes empresas, as quais estão Neobus, Controil, Fischer, Rotamil, Silpa, dentre inúmeras outras”, confirma o Gerente Comercial da Focco, Edson Ballico.

Na Mercopar 2008, os visitantes podem conhecer a Focco no Centro de Exposições, corredor E.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Focco conclui turma de Desenvolvedor Oracle

Está em fase de conclusão o treinamento que formará a terceira turma de Desenvolvedor Oracle, promovida pelo Centro de Capacitação da Focco Sistemas de Gestão. Com uma turma de oito participantes, somando às outras edições, o Centro já capacitou 40 desenvolvedores, todos integrados às Equipes de Desenvolvimento e Customização da empresa.

Ministrado pelo Capacitador da Focco, Samuel Pescador Andreazza, o treinamento iniciou dia 1º de setembro, após criteriosa seleção – cerca de 200 candidatos encaminharam currículos. “Para 50 inscritos, elaboramos uma prova técnica que abrangia informações de inglês técnico, noções de regras de negócio de sistemas ERP, algoritmo e lógica de programação”, explica Samuel quanto aos critérios de seleção da turma, que contou com entrevista psicológica e um treinamento específico durante uma semana para selecionar os finalistas, esses que passam a ser remunerados pela empresa ainda durante o treinamento.

Como representante da terceira turma de Desenvolvedor Oracle da Focco, Catia Taise, comenta: “Somos privilegiados em participar de um treinamento desse porte, pois poucas empresas oportunizam tal capacitação de profissionais. Atingimos um bom nível de aproveitamento e estamos ansiosos em iniciar efetivamente as atividades na empresa”.

A proposta para a formação da equipe interna de desenvolvedores Focco surgiu ainda em 2007, da carência de profissionais no mercado de desenvolvimento. Assim, a Focco capacita sua equipe com um conhecimento completo para trabalhar no seu ERP Focco3i.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Focco fecha negócios e entrega solução completa

A Focco Sistemas de Gestão conquistou oito novos clientes no último período. Nesta semana a Equipe de Infra-Estrutura faz a entrega de cinco servidores aos novos clientes, configurados e instalados com ambiente Linux, Banco de Dados Oracle e o sistema de gestão Focco3i.
Recebem seus servidores, os clientes ADV Móveis, Móveis Inovare, Cozinhas Luciane, Móveis Armil e Jobe Cabos.
Dentre os atuais clientes da Focco, a Infra-Estrutura programa para a próxima semana a entrega para a Mecânica Silpa e para a Rotamil, os servidores configurados com o software F3iConnect, sistema de conexão web para acesso de representantes e clientes. Ao todo, neste ano a Focco já finalizou mais de 80 negócios com seus clientes, como Upgrades, Migrações e venda de novos produtos Focco.